quarta-feira, 16 de setembro de 2015

RAFTING

   

Patric Miraglia da Luz


 A atividade do rafting é uma modalidade de turismo de aventura muito comum, na qual é realizada descida em corredeiras em rios, basicamente em equipe, estando munidos de equipamentos de segurança e botes infláveis. Antes de se começar qualquer descida de rafting, o responsável pela atividade passa a todos os integrantes do grupo instruções de conduta relativas à segurança. Estas instruções são lembradas pelos demais condutores durante momentos estratégicos da descida, e seu cumprimento se torna fundamental para a segurança de todos. O rafting comercial permite a experiencia de descer o rio para pessoas de todas as geraçoes que na sua maioria nunca tiveram contato com este tipo de atividade.
   Porém a atividade esta regida no âmbito nacional através da Lei Geral do Turismo (LEI nº  11.771 de Setembro de 2008). Sendo que esta define diretrizes como: 

- Possuir condutores de rafting devidamente qualificados  como a norma técnica da ABNT-NBR-15370, ou seja, condutores de rafting que possuam competência pessoal - condutores de rafting.
 Fig 1: Rafting em Montenegro/RS
 Fig 2: Rafting noturno em Brotas/SP



                                                                                         Fig 3: Rafting em Brotas/SP

- Ser uma agência de turismo
- Deve ter a norma técnica no Sistema de Gestão de Segurança ABNT- NBR 15.331.
- Possuir certificado de cadastro no Ministério do Turismo.
  Sobre a norma pode se destacar a clareza e a abrangência a qual sua descrição foi feita. Devido a esta atividade apresentar diferentes graus de dificuldade, a norma explora bem seus detalhes, descreevendo os reais perigos e como também situações as quais os adeptos e até mesmos os estreantes possam vir a enfrentar. Deste modo, seu rigor e como também o caráter explicativo estão bem elaborados e observados na norma tanto para os praticantes como para os condutores da atividade, priorizando uma maior segurança e conscientização quanto a este ramo de aventura turistica.

REFERENCIAS

  ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. CB54-Projeto 003. 11-001/1: Turismo de aventura/Rafting/Parte 1: Requisitos das instalações físicas, abr. 2007. 19p. 
http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/46E70FDAC5FE6917832576BA004B8316/$File/NT000439A6.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário