domingo, 13 de setembro de 2015

Arvorismo

Paloma Tavares Saccol

O turismo de aventura é uma prática que envolve pessoas no meio da natureza. Dessa forma, o arvorismo é um esporte de locomoção por percursos em alturas instalados em árvores ou em outras estruturas.

Nesta perspectiva, são estabelecidas regras pela ABNT para um melhor desenvolvimento dos esportes de aventura. A elaboração desta norma organiza de forma sistemática os elementos presentes na concepção, construção e implantação de parques de arvorismo de maneira que uma organização possa estabelecer parâmetros de controle da qualidade e segurança, incluindo os cuidados com as questões ambientais relacionadas à construção de um parque de arvorismo.

As atividades de turismo de aventura que envolve arvorismo oferecem um nível de risco elevado e suas instalações físicas devem ser construídas de forma planejada e controlada. Com uma oferta crescente deste tipo de atividade no país, é oportuno que seja elaborada uma norma de requisitos para as instalações físicas de parques de arvorismo. Assim, no arvorismo as regras estabelecidas pela ABNT são eficientes, mas algumas sugestões podem ser revistas.

  • Percursos com graus de dificuldades diferentes, onde pessoas de qualquer idade possam praticar (percursos para crianças, idosos e deficientes físicos);
  • Montar um projeto de percurso que se adapte ao relevo do terreno;
  • Placas com informações sobre os tipos de flora e fauna presentes no percurso;
  •  Grupos pequenos que se interessem pela natureza, onde tenha a presença de um guia interpretativo ambiental;
  • Cada parque de arvorismo deve ter preocupação primordial com o meio ambiente. Recomenda-se a doação de dinheiro para a manutenção de parques de proteção ambiental.



Referências

  ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. CB54-Projeto 003. 11-001/1: Turismo de aventura/Parque de arvorismo/Parte 1: Requisitos das instalações físicas, abr. 2007. 19p. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário