quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Canionismo

                                                                                                                 Renato Mello Casagrande

     O Canionismo, ou Canyoning, consiste em seguir sem embarcação o percurso traçado por um curso d’água no interior de um cânion, desde seu inicio até o seu final. O trajeto pode incluir descidas por cachoeiras, gargantas, corredeiras, poços, escaladas de rochas e quaisquer outros obstáculos que possam aparecer. Na prática do esporte são utilizadas técnicas e equipamentos sobretudo do montanhismo, do cachoeirismo e do rapel, e em trechos do percurso pode ser preciso saber saltar e nadar. 
     Para a segurança dos praticantes do esporte, faz-se necessária a supervisão de profissionais capacitados que atendam a alguns requisitos normativos da ABNT. O condutor especializado deve observar as normas da ABNT NBR 15400 - Turismo de aventura – Condutores de canionismo e cachoeirismo - Competências de pessoal; o condutor auxiliar obedece a ABNT NBR 15285 – Turismo de aventura – Condutores - Competências de pessoal. Dentre os equipamentos necessários para a prática da modalidade, estão as cordas e aneis de fita, mosquetões, capacetes, cadeirinhas de canionismo, auto-seguro e freio descensor. O contato com a água é frequente, por isso é aconselhável também o uso de roupas de neoprene. Em circunstâncias em que exista o risco de afogamento durante a prática da atividade, é recomendável também a utilização de coletes de flutuação.
     Além dos equipamentos de segurança, do pessoal capacitado, e do vigor físico necessário para superar os obstáculos, é preciso que o praticante tenha habilidade para andar sobre as pedras fixas ou soltas dos rios, que são um piso bastante liso e irregular.

                                                  Imagem 1: Canionismo em Gitgit, Bali, Indonesia

                    Imagem 2: Canionismo no Vale dos Macaquinhos, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Imagem 3: Canionismo no Lago de Garda, Itália


Referências: 
ABNT/CB-54 PROJETO 54:003.09-001, disponível em:
http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/2BAB81808827D630832576BA004EA068/$File/NT000439D6.pdf 
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Esportes_Radicais/0,,MUL1231432-15040,00-CANIONISMO+EXIGE+MUITA+CORAGEM+DOS+MULTIESPORTISTAS+NA+CHAPADA.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Canyoning
http://www.abeta.tur.br/index.php/noticias/eventos/89-atividades/135-canionismo-e-cachoeirismo
http://www.outdoorplanet.net/en/lake-garda/canyoning-tours-italy.html

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

RAFTING

   

Patric Miraglia da Luz


 A atividade do rafting é uma modalidade de turismo de aventura muito comum, na qual é realizada descida em corredeiras em rios, basicamente em equipe, estando munidos de equipamentos de segurança e botes infláveis. Antes de se começar qualquer descida de rafting, o responsável pela atividade passa a todos os integrantes do grupo instruções de conduta relativas à segurança. Estas instruções são lembradas pelos demais condutores durante momentos estratégicos da descida, e seu cumprimento se torna fundamental para a segurança de todos. O rafting comercial permite a experiencia de descer o rio para pessoas de todas as geraçoes que na sua maioria nunca tiveram contato com este tipo de atividade.
   Porém a atividade esta regida no âmbito nacional através da Lei Geral do Turismo (LEI nº  11.771 de Setembro de 2008). Sendo que esta define diretrizes como: 

- Possuir condutores de rafting devidamente qualificados  como a norma técnica da ABNT-NBR-15370, ou seja, condutores de rafting que possuam competência pessoal - condutores de rafting.
 Fig 1: Rafting em Montenegro/RS
 Fig 2: Rafting noturno em Brotas/SP



                                                                                         Fig 3: Rafting em Brotas/SP

- Ser uma agência de turismo
- Deve ter a norma técnica no Sistema de Gestão de Segurança ABNT- NBR 15.331.
- Possuir certificado de cadastro no Ministério do Turismo.
  Sobre a norma pode se destacar a clareza e a abrangência a qual sua descrição foi feita. Devido a esta atividade apresentar diferentes graus de dificuldade, a norma explora bem seus detalhes, descreevendo os reais perigos e como também situações as quais os adeptos e até mesmos os estreantes possam vir a enfrentar. Deste modo, seu rigor e como também o caráter explicativo estão bem elaborados e observados na norma tanto para os praticantes como para os condutores da atividade, priorizando uma maior segurança e conscientização quanto a este ramo de aventura turistica.

REFERENCIAS

  ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. CB54-Projeto 003. 11-001/1: Turismo de aventura/Rafting/Parte 1: Requisitos das instalações físicas, abr. 2007. 19p. 
http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/46E70FDAC5FE6917832576BA004B8316/$File/NT000439A6.pdf

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Balonismo, Cristian de Moura Boff.

                                                Balonismo



   O balonismo é uma atividade aérea realizada em um balão de ar quente aquecido com chamas de gás propano que depende de um piloto experiente para que não ocorra acidentes. No balonismo cada voo revela uma paisagem diferente,para quem gosta de contemplar a natureza de outros ângulos e admirar a natureza é uma ótima atividade.
   O principal risco da atividade é o condutor não possuir a qualificação exigida, procure saber antes a procedência do seu condutor.

   Normas técnicas referentes

   Não há normas específicas da ABNT para o balonismo, a atividade é regida pelas normas de voo da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Pois o balão é considerado uma aeronave, logo o piloto deve ser qualificado e possuir uma licença, liberada pela ANAC.
   O balonismo é reconhecido pela FAI (Federation Aeronautique Internacionali), como o desporto aéreo mais seguro, com índices de acidentes próximos a zero. Podemos então dizer que a ABNT não interfere na prática do balonismo, já que a atividade é regida  pelas normas específicas da ANAC, (não há normas específicas da ABNT para a atividade de bsalonismo). 






                                                                                                           Cristian de Moura Boff.

Referências bibliográficas: Google imagens, Google internet Wikipédia e sites........

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Escalada




 Fonte: Rafael Camilo - Guia de Turismo

Everton Soares

Escalada é um dos Atrativos Naturais de Turismo de Natureza onde segundo as normas de ABNT é realizado pelos condutores, onde são oferecidas comercialmente. Para quem for realizar esta atividade em espaço livre, esta modalidade exige aparelhos específicos de segurança.

domingo, 13 de setembro de 2015

Arvorismo

Paloma Tavares Saccol

O turismo de aventura é uma prática que envolve pessoas no meio da natureza. Dessa forma, o arvorismo é um esporte de locomoção por percursos em alturas instalados em árvores ou em outras estruturas.

Nesta perspectiva, são estabelecidas regras pela ABNT para um melhor desenvolvimento dos esportes de aventura. A elaboração desta norma organiza de forma sistemática os elementos presentes na concepção, construção e implantação de parques de arvorismo de maneira que uma organização possa estabelecer parâmetros de controle da qualidade e segurança, incluindo os cuidados com as questões ambientais relacionadas à construção de um parque de arvorismo.

As atividades de turismo de aventura que envolve arvorismo oferecem um nível de risco elevado e suas instalações físicas devem ser construídas de forma planejada e controlada. Com uma oferta crescente deste tipo de atividade no país, é oportuno que seja elaborada uma norma de requisitos para as instalações físicas de parques de arvorismo. Assim, no arvorismo as regras estabelecidas pela ABNT são eficientes, mas algumas sugestões podem ser revistas.

  • Percursos com graus de dificuldades diferentes, onde pessoas de qualquer idade possam praticar (percursos para crianças, idosos e deficientes físicos);
  • Montar um projeto de percurso que se adapte ao relevo do terreno;
  • Placas com informações sobre os tipos de flora e fauna presentes no percurso;
  •  Grupos pequenos que se interessem pela natureza, onde tenha a presença de um guia interpretativo ambiental;
  • Cada parque de arvorismo deve ter preocupação primordial com o meio ambiente. Recomenda-se a doação de dinheiro para a manutenção de parques de proteção ambiental.



Referências

  ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. CB54-Projeto 003. 11-001/1: Turismo de aventura/Parque de arvorismo/Parte 1: Requisitos das instalações físicas, abr. 2007. 19p.