sexta-feira, 5 de outubro de 2012


CAPACIDADE DE CARGA EM TRILHAS


O conceito de Capacidade de Carga (CC) significa o nível de exploração que os recursos naturais de uma determinada região podem suportar, assegurando em simultâneo a máxima satisfação dos visitantes e o mínimo efeito sobre o meio ambiente. A determinação da CC deve ser entendida como uma ferramenta de planejamento que sustenta decisões de manejo. O valor da CC inicialmente calculado pode variar de acordo com as circunstâncias e, por isso, são necessárias revisões periódicas como parte sequencial de planejamento e gestão da unidade.

A Capacidade de Carga Física (CCF) admite que cada visitante ocupe um espaço físico mínimo em um tempo determinado, o que define o limite máximo de visitas realizáveis neste espaço-tempo. 
Estudos de capacidade de carga turística em áreas naturais consideram vários fatores de análise, como:

·         Tamanho da área e espaço utilizável pelo turista
·         Fragilidade do ecossistema a ser visitado

Geralmente, em uma área com o objetivo de fornecer atividades de lazer aos visitantes, a capacidade de carga é maior do que se ela fosse destinada à educação ambiental.


Bruna Camila Dotto
Samanta Diuli Altermann

Referências

Peccatiell, A. F, O. Análise ambiental da capacidade de Carga antrópica na trilha principal do circuito pico do pião - parque Estadual do Ibitipoca, MG. Juiz de Fora, MG. 2007. 60f. Dissertação – Universidade Federal de Juiz de Fora.

PRADO, M. V. P.; ANDRADE, J. R.L; FACCIOLI, G.G: Turismo sustentável e capacidade de carga dos atrativos turísticos no município de Canindé do São Francisco/SE: uma reflexão dos aspectos metodológicos.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Ecoturismo: orientações básicas. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico. Coordenação Geral de Segmentação. Brasília: Ministério do Turismo, 2008.  





Um comentário:

  1. A postagem está excessivamente superficial, especialmente porquê discutimos o conceito de capacidade de carga ao longo de uma aula toda. Existem vários métodos para cálculo de CC e, também, são apresentadas hoje em dia, diferentes críticas ao uso não refletido dos índices de CC. Nada disso aparece na postagem de vocês!

    ResponderExcluir