quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Turismo e conservação do patrimônio natural

          Turismo pode ser definido, segundo Ministério do Turismo (2008), como “atividades realizadas por pessoas físicas durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a 1 (um) ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras”.


No seu atual estágio de evolução o turismo passou a considerar, além do fator econômico de suas práticas, os problemas relacionados ao meio ambiente. Esta mudança de perspectiva trata-se de uma nova visão do turismo onde se destaca a revalorização do meio natural.
Dentre os novos segmentos do turismo que surgem no mercado, tem-se o ecoturismo ou turismo ecológico. Segundo a Embratur o ecoturismo se define como:

um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações locais” (1994, p.19).


            A respeito do Patrimônio Natural, Liccardo afirma como o legado de objetos naturais e atributos intangíveis que engloba a fauna e flora, geologia, paisagem e formas de relevo. Compreende ainda, áreas de importância preservacionista e histórica, beleza cênica ou áreas que transmitem à população a importância do ambiente natural.
Ainda segundo Liccardo, a Questão Ambiental no contexto na visão da ecologia geral promoveu discussões sobre o modelo de intervenção da sociedade na natureza, refletindo sobre os processos humanos sobre a paisagem natural. Esses debates contribuíram na construção do pensamento crítico sobre o modo de produção da sociedade, possibilitando a criação de novas atitudes que considere o meio ambiente como ponto central no futuro da sociedade humana.

Nesta relação, os recursos naturais constituem-se um importante elemento a ser preservado diante das diversas pressões sobre suas riquezas. Considerando sua beleza cênica e suas potencialidades paisagísticas, constituem como potencialidade turística, contribuindo em sua conservação, retratada na figura do Ecoturismo.

Badaró (2003) cita que o turismo de natureza e o ecoturismo são reconhecidos como formas de turismo especialmente enriquecedoras e valorizadoras, sempre que respeitem o patrimônio natural e que as populações locais se ajustem à capacidade de carga dos locais turísticos. Neste contexto, apesar de haver planejamento adequado Degrandi e Figueiró (2010) afirma

a implantação de qualquer empreendimento turístico provoca alterações e impactos no meio ambiente, mas que apenas serão significativos na medida em que não levarem em conta a vulnerabilidade socioambiental local. (DEGRANDI E FIGUEIRÓ, 2010).

            Assim, o Ecoturismo deve iniciar seu planejamento baseado na manutenção dos elementos naturais existentes, considerando o turismo como integrador da sociedade no desenvolvimento da visão conservacionista e ambientalista da natureza que nos envolve.

Autores: Eduardo Pastorio e Fabiano Vedooto

Referências Bibliográficas:
BADARO, R. A. L. Direito do turismo: história e legislação no Brasil e no exterior. São Paulo: SENAC, 2003.
BRASIL. Lei Geral do Turismo. N° 11.771/08, de 17 de setembro de 2008.
DEGRANDI, S. M; FIGUEIRÓ, A. S. Ecoturismo e Conservação do Patrimônio natural: um caminho para o (des)envolvimento. Geografia: Ensino & Pesquisa. Santa Maria, v. 1 4, n. 1, p. 67- 76, 2010.
MINISTÉRIO DO TURISMO. Ecoturismo: orientações básicas. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico. Coordenação Geral de Segmentação. Brasília: Ministério do Turismo, 2008.
EMBRATUR/IBAMA. Diretrizes para uma política nacional de ecoturismo. Grupo de trabalho interministerial. Brasília, DF: MICT/MMA, 1994.
LICCARDO, A.; Patrimônio Natural e Turismo. Disponível em: < http://www.geoturismobrasil.com/Material%20didatico/Patrim%C3%B4nio%20Natural%20e%20Turismo.pdf>.
FONTOURA, L. M.; SILVEIRA, M. A. T. Turismo em Unidades de Conservação e Planejamento Territorial: Um Foco no Parque Estadual de Vila Velha – PR. Trabalho apresentado ao GT- 12 Turismo e Recursos Naturais do V Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL. Caxias do Sul, 27 e 28 de junho de 2008.
SILVA, O. V.; KEMP, S. R.; Turismo Sustentável: a importância da atividade turísticas como forma de sensibilização. Revista Científica Eletrônica de Turismo. Ano VI – Número 10 – Janeiro de 2009 – Periódicos Semestral.

Um comentário:

  1. Eduardo e Fabiano: A postagem de vocês está bem interessante mas, ainda assim, não aprofunda no elemento essencial a que se propõe: discutir o papel do ecoturismo na proteção do patrimônio natural. A proteção só pode se dar, obviamente, sob uma tutela jurídica que limite as formas de uso e a transformação da paisagem, o que torna as Unidades de Conservação espaços preferenciais para a conservação do patrimônio natural. A partir daí, vocês poderiam trazer exemplos de atividades ecoturísticas ou geoturísticas que tenham a finalidade de fazer com que as pessoas compreendam e apreciem o patrimônio natural dentro de UC.

    ResponderExcluir