sexta-feira, 5 de outubro de 2012


Ecoturismo e Educação Ambiental

A relação de dominação que os seres humanos estabeleceram com a natureza, resultado de um pensamento gerado pela modernidade, resultou em uma crise ambiental vivenciada atualmente.  Esta relação de dominação promoveu um afastamento entre homem e natureza e este afastamento resultou na exploração desmedida dos recursos naturais em nome de um desenvolvimento econômico, caminhando assim para esta crise ambiental.
Todavia, após as décadas de 1960 e 1970 emergiram novas questões ambientais de revalorização da natureza e proteção dos recursos naturais. Começaram a aparecer idéias de um desenvolvimento sustentável como uma forma de reaproximação entre homem e natureza. Esta valorização do ambiente é resultado de uma difusão de um pensamento ambientalista que, aliado à degradação das condições de vida nas grandes cidades vem estimulando um retorno e uma revalorização da natureza e das tradições locais por parte das populações urbanas. Os grandes centros urbanos são caracterizados pela poluição visual e sonora, a violência e o congestionamento, o que acaba provocando um desgaste físico e mental das pessoas. Como forma de amenizar as agressões do continente urbano uma grande parcela das viagens de férias passou a ter como destino o meio natural. Esta nova forma de turismo foi favorecida por uma série de fatos, entre eles se destaca a importância e necessidade de conservação ambiental, a busca de uma melhor qualidade de vida e a necessidade de realização de práticas diferentes do cotidiano.
Neste contexto uma das formas do homem se aproximar da natureza é através do Ecoturismo. O Ecoturismo configura-se como uma tipologia de turismo nova, tendo como principal característica o aproveitamento do patrimônio natural de forma sustentável, buscando sua proteção por meio da sensibilização e da educação ambiental. Segundo Wearing; Neil (2001) o Ecoturismo pode ser descrito como um turismo interpretativo, de mínimo impacto, discreto, em que se busca conservação, o entendimento e a apreciação do meio ambiente e das culturas visitadas. A palavra “interpretativo” denota a importância das atividades ecoturísticas estarem voltadas à educação ambiental.  A educação ambiental é um estilo de educação e esta é aplicada através normas e ações educativas para a realização de determinados conhecimentos, atitudes e valores na formação das pessoas que estão preocupadas com a conservação ambiental. O propósito fundamental da educação ambiental é aproximar os visitantes das questões ambientais. Então, a educação ambiental e uma atividade educativa que se propõe revelar significados e inter-relações por meio de uso de objetos originais, no contato direto dos visitantes com o ambiente. Este contato direto visa estimular o público para o entendimento e conscientização sobre o meio natural e o seu objetivo básico é revelar os fenômenos naturais, seus significados e relações.   
Dessa forma, o Ecoturismo vem ser uma atividade que valoriza os aspectos ambientais visando a satisfação das necessidades educacionais e de consciência ambiental de turistas que buscam um turismo diferente, alternativo às condições atuais da vida urbana. E esta consciência ambiental é adquirida através da educação ambiental que busca novas perspectivas sobre o meio natural que precisa ser preservado e regenerado.

Referências:

- BOLÓS, M. De. Manual de ciência Del Paisaje Teoria, métodos y aplicationes. Barcelona: Ed Masson, S.A. 1992

- DEGRANDI, S. M.; FIGUEIRÓ, A. S. Ecoturismo e Conservação do Patrimônio Natural: um caminho para o (des)envolvimento?. Revista Geografia, Ensino & Pesquisa. Disponível em: < http://cascavel.ufsm.br/revistageografia/index.php/revistageografia >.

- OLIVEIRA, SUÊNIA. C. C.; MELO, R. S. As trilhas do Jardim Botânico Maranhão (João Pessoa – PB) como recurso para interpretação ambiental. Caderno virtual de turismo, Vol. 9 Núm. 2, 2009, pp. 113-125. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: < http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=115412528010 >

- WEARING, S.; NEIL, J. Ecoturismo: impactos, potencialidades e possibilidades. São Paulo: Editora Manole, 2001.

Por: Luiz Paulo Souza e Lucas Pettine. 

Um comentário:

  1. Luiz Paulo e Lucas: O texto está bem construído e fundamentado; todavia, o formato está um pouco "pesado" para quem lê, não se constituindo em nada muito atrativo. Da próxima vez, procurem alternar o texto com imagens que ajudem a aprofundar e exemplificar o que está sendo discutido!

    ResponderExcluir