sexta-feira, 5 de outubro de 2012

IMPACTOS AMBIENTAIS DO TURISMO


     O Turismo e o Meio Ambiente possuem uma estreita relação de dependência. Toda atividade turística depende de um ambiente para acontecer, e esse ambiente seja ele natural ou não, sofre um processo de descaracterização em seu cenário natural pela ação humana.





      Cooper et.al. (2007 p. 210) afirma que "Assim que a atividade turística ocorre, o ambiente é inevitavelmente modificado, seja para facilitar o turismo, seja através do processo de produção do turismo". A natureza é essencial para o desenvolvimento da atividade turística, e sem dúvida desperta fascínio nas pessoas, que buscam no contato com a mesma, recuperar suas energias e aliviar as tensões do dia a dia.    O Turismo e o Meio Ambiente possuem uma estreita relação de dependência. Toda atividade turística depende de um ambiente para acontecer, e esse ambiente seja ele natural ou não, sofre um processo de descaracterização em seu cenário natural pela ação humana.
       Ruschmann (2003) destaca o grande fluxo de turistas que procura afastar-se do estresse e da falta de "verde", típicos da vida urbana, o que pode resultar em um comportamento alienado em relação ao meio que visita. A autora afirma que os turistas não possuem uma "cultura turística" e entendem que seu tempo livre é sagrado e que por isso, têm o direito de usufruir pelo que pagaram não se sentindo responsáveis pela degradação do meio ambiente.
   Os impactos ambientais advindos do turismo se dão devido às modificações e transformações que essa atividade ocasiona no meio natural. Como aponta (RUSCHMANN 2012), os impactos são resultados de um processo de interação complexo entre os turistas, as comunidades e os meios receptores e não de uma causa específica.
     De acordo com Ferreira (2008) apud Cruz (2001) com o grande aumento da indústria turística, houve a necessidade de aumentar e instalar a infraestrutura; como os meios de hospedagens, restaurantes, saneamento básico, etc., de forma inadequada sem saber os seus efeitos sobre o ambiente local.      
      A infraestrutura é um componente importante para o turismo, mas sua estreita relação entre os projetos turísticos e a qualidade do meio ambiente faz com que os impactos ambientais negativos destes empreendimentos causem degradação ao meio ambiente. Sendo assim os principais impactos negativos dos projetos turísticos:
·Aumento da geração de resíduos sólidos;
·Aumento da demanda de energia elétrica;
·Aumento do tráfego de veículos;
·Aumento da utilização e da necessidade de abastecimento de água potável;
·Alteração sobre o estilo de vida das populações nativas;
·Aumento sazonal de população com diversas implicações sobre a área afetada, sua infraestrutura e sua população nativa;
·Contaminação da água dos rios e mares, devido ao aumento de esgotos não tratados;
·Deslocamento e marginalização das populações locais;
·Degradação da paisagem, devido à construção inadequadas de edifícios;
·Necessidade de implantação de obras de infraestrutura causadoras de impactos negativos, tais com: estradas, sistemas de drenagem, aterros;
Quanto aos impactos ambientais decorrentes da exploração desordenada e mal planejada, destacam se três, sob a ação direta da sua utilização.

  • Fauna - Os impactos em relação à fauna ainda não são bem conhecidos, mas sabe-se que existe uma alteração quanto ao número de espécies, tendo um aumento das espécies mais tolerante a presença do homem, uma diminuição aos mais sensíveis.


    • Solo - Os principais impactos causados ao solo são: a compactação e a redução da capacidade de retenção de água pelo solo, alterando assim a capacidade de sustentar a vida vegetal e animal do ambiente, seguido pela erosão.


      • Vegetação - Os impactos causados levam a extinção local de plantas por choque mecânico diretamente e indiretamente causado pela compactação do solo, a erosão deixa de maneira exposta às raízes das plantas comprometendo sua sustentação e tornando - as vulneráveis a contaminação de suas raízes por pragas, além das alterações que ocorrem no ambiente. 



    São devido a motivos como a poluição sonora, lixo e resíduos sólidos, degradação de ecossistemas frágeis, perda da biodiversidade, compactação dos solos resultante do pisoteamento,  perda da cobertura vegetal e do solo, aceleramento de processos erosivos,  fuga da fauna nativa, entre outros; que há a necessidade de cuidados para o bom andamento da atividade turística, visto que resultados irreversíveis podem comprometer as áreas de visitação, já que o que a demanda desta modalidade turística busca são os ambientes conservados, mais próximos do natural possível.
                Para isso, é de suma importância que ocorram reflexões e discussões sobre os impactos oriundos da atividade turística sobre o patrimônio natural, apontando propostas para  minimizar os impactos negativos e  aperfeiçoar os impactos positivos, é importante deixar claro que o turismo não apenas traz impactos negativos, existem vantagens em se desenvolver a atividade. E é por este motivo que a atividade deve ser bem conduzida e planejada. Desta forma, são necessários estudos que busquem minimizar ao máximo a degradação ambiental das áreas receptoras.

    Fernanda Kerber
    Franciele Silva


    REFERÊNCIAS

    Blog do Professor Omar Furst. Turismo x Impacto. Belo Horizonte, 2012. Disponível em: http://bibocaambiental.blogspot.com.br/2012/05/turismo-x-impacto.html. Acesso em: 03 out. 2012.
    COOPER, C. et al. Turismo: Princípios e Práticas. São Paulo: ARTMED, 2007.
    CRUZ, R. de C. A. da. Introdução a geografia do turismo. São Paulo: Roca, 2001.
    RUSCHMANN, D. V. de M. Turismo e Planejamento Sustentável: a proteção do meio ambiente.7º. ed. Campinas, SP : Papirus, 2003.199 p.
    RUSCHMANN, D. V. de M.; PAOLUCCI, L.; MACIEL, N. A. L. Capacidade de carga no planejamento turístico: estudo de caso da Praia Brava – Itajaí frente à implantação do  complexo turístico habitacional canto da brava. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, vol.2, n. 2, 2008. Disponível em: http://revistas.univerciencia.org/turismo/index.php/rbtur/article/view/102/142. Acesso em: 03 out. 2012.



Um comentário:

  1. Quando usamos alguma imagem em nosso texto, devemos nos assegurar de que esta imagem acrescente algo à informação escrita. Imagens que não estejam dialogando diretamente com o texto, devem ser evitadas. A postagem está boa, porém carece de algum nível de aprofundamento, especialmente pelo tema que vocês abordaram, que possui muito material. Algo que não foi falado, e que é um dos maiores impactos ambientais decorrentes de atividades turísticas, refere-se aos impactos ambientais em ambientes litorâneos, seja pela destruição de manguezais e dunas para construção de resorts, seja pela extinção de corais provocada pela grande circulação de navios!

    ResponderExcluir